Praça Santos Dumont, 66A, Gávea, Rio de Janeiro, Rj
entrelinhasgavea@gmail.com
Tel: 021 2274-8890

cel: 21 9.9920-5922

Costurar requer paciência e se você não utiliza o material certo, pode ser até frustrante. Por isso a Entrelinhas traz alguns motivos que podem estar fazendo sua máquina quebrar a linha:

1 - Linha fraca. Uma linha de má qualidade pode causar problemas. Sempre pesquise a melhor linha para o tipo de pano que você está utilizando. 

2 - Linha passada de forma errada. Se a linha não estiver sendo passada da maneira correta, as chances dela quebrar aumentam.

3 - Agulha fora de posição. Verifique sempre se a agulha da máquina está posicionada de maneira correta. Isso evitará futuros aborrecimentos. 


 

 

Dicas

Dicas são sempre bem vindas, ainda mais quando se trata de trabalho manual! Por isso, trazemos para você algumas ideias práticas de costura para serem usadas no seu dia a dia.

 

Aproveite!

4 - Agulha muito usada. Todo material se desgasta, conforme o uso. Por isso, renove sempre sua agulha. 

5 - Regulagem de tensão da máquina. Verifique se a tensão da máquina é a certa para o tipo de linha e trabalho que você pretende fazer. 

6 - Tecido muito grosso ou com muita entretela. Como dissemos no número um, é importante saber qual a melhor linha para o tipo de pano que você irá utilizar. Panos muito grossos requerem uma linha mais resistente.

7 - Costurar muito rápido. Sempre tenha calma e paciência. A costura pode ser uma ótima terapia e como diz o velho ditado "a pressa é inimiga da perfeição"


 

Aqui no brasil nós usamos, milímetro, centímetro, metro, etc. Porém, em outros lugares do mundo, a medida é totalmente diferente!

Nos Estados Unidos ou Inglaterra, por exemplo, o sistema de medidas usado é o de polegadas. 

Por isso, fique esperto! Caso seu projeto esteja com essa unidade de medidas (uma placa de corte, uma régua e/ou fita de medida) preste atenção às conversões: 

 

Quando for costurar em tecidos de fibra natural, é sempre bom utilizar linhas de algodão. No entanto, se você for costurar em tecido sintético, não use linha de algodão, mas linha de poliester. Isso porque as fibras sintéticas são mais elásticas do que as naturais e, após a lavagem, a linha de algodão pode encolher. Ai, durante o uso do tecido costurado, a linha de algodão pode arrebentar mais facilmente.

Jarda em inglês é Yard (yd) e Polegada em inglês é inches (in).
Um Yard tem 36 in.
Uma polegada (um "in") equivale a 2,54 centímetros. 
Ou seja, um yard equivale a 91,44cm.

Espero que essa dica tenha ajudado e boa sorte na matemática! 

Para quem ainda não está familiarizado com o Patchwork comece com a escolha do tecido: 100% algodão é o ideal! As peças não vão encolher na lavagem e nem desbotar com o passar do tempo.

 

Depois de comprar o tecido de algodão, o ideal é fazer uma boa lavagem para tirar a “goma” e, depois de seco, passar a ferro, esticando-o! Isso ajudará a evitar imperfeições!

Evite danificar sua máquina de costura!

Medidas brasileiras x estrangeiras 

Linha de algodão ou linha sintética? 

Primeiros passos - Patchwork